sábado, 21 de agosto de 2010

Importância da Atividade Física

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA




O homem moderno vem deixando de lado as práticas esportivas, o que, muitas vezes, leva a um estilo de vida sedentário e provoca distúrbios como má alimentação, obesidade, tabagismo, estresse, doenças coronarianas etc.

O estilo de vida sedentário é responsável por 54% do risco de morte por infarto e 50% do risco de morte por derrame cerebral – as principais causas de morte nos dias de hoje.

A ciência do esporte comprova a importância da prática contínua de uma atividade física para que se possa ter uma vida mais saudável.
Devemos incentivar a prática esportiva desde a infância, pois o estilo de vida na idade adulta é determinado, em parte, já no período infantil. Nesse contexto é que surge a importância da Educação Física na fase escolar. Além de combater o sedentarismo, verifica-se que a Educação Física contribui para a formação de um cidadão pleno, estimulando os aspectos físico, emocional, social, intelectual e espiritual.
As crianças, atualmente, estão, em sua maioria, com sobrepeso, algumas obesas e com dificuldades motoras, precisando ser estimuladas não somente pelos professores, mas também pelos pais.
A inserção desses alunos nas aulas de Educação Física – inseridas no conjunto de atividades oferecidas pela escola – lhes garantirá maior qualidade de vida, permitindo-lhes não apenas conhecer e conviver com seus próprios limites, como também a superá-los e a aceitar e conviver com os limites do outro.
Existem, então, diversos motivos para a prática permanente de uma atividade física. Aqui vão mais alguns:



1. Autoestima – aumenta a confiança em si mesmo.



2. Capacidade mental – apresenta reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.



3. Bem estar – possibilita a variação positiva no humor, combatendo a depressão.



4. Anti-stress e contra a ansiedade – auxilia na liberação de hormônios acumulados durante os momentos de estresse, causando uma sensação de serenidade.



5. Sono – “pega” no sono com mais facilidade, dorme profundamente e acorda restabelecido.



6. Doenças crônicas minimizadas - regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes.



Ajuda também no aumento da frequência às aulas, na melhora do desempenho acadêmico, no aumento da responsabilidade, na diminuição dos distúrbios de comportamento, na diminuição da delinquência e uso de drogas e álcool e na melhora do relacionamento com os pais.
Por tantas razões, devemos valorizar a aula de Educação Física, e, juntos, educadores e pais, precisamos mostrar às crianças e jovens que a aula prazerosa, embora pareça, às vezes, apenas uma brincadeira, é importantíssima para a formação do cidadão pleno, contribuindo para a formação de adultos ativos, velhinhos sadios e, consequentemente, felizes.



Colaboração do Professor Octávio – Ed Física