sábado, 21 de agosto de 2010

Dengue sorotipo 4 Roraima


Casos de dengue tipo 4 em Roraima podem chegar a 12 e risco de epidemia aumenta




Publicada em 19/08/2010 às 13h45m


O Globo
RIO - O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira que mais nove pessoas podem estar contaminadas com o vírus da dengue tipo 4, aumentando para 12 o número de casos suspeitos em Roraima. Até agora, foram confirmados 3 casos da doença no país, todos na capital Boa Vista. Dos novos casos, seis seriam em Boa Vista e dois do Cantá e Normandia.
A Secretária de Vigilância em Saúde ainda precisa fazer dois exames nas amostras para confirmar a suspeita da doença: a pesquisa do genoma do vírus VDEN-4 pela técnica RT-PCR e isolamento em células C3/36.
Na semana passada, no dia 11 de agosto, três casos foram confirmados em Roraima, na capital Boa Vista . A propagação do vírus da dengue tipo 4 no Brasil traz consigo a probabilidade de uma "grande epidemia" no país, segundo o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, já que a grande maioria da população nunca teve contato com esse vírus e, portanto, não desenvolveu imunidade a ele.
O fato de a população brasileira não ter a imunidade contra o tipo 4 associado a epidemias anteriores piora o quadro. Quando alguém é infectado mais de uma vez pelo vírus da dengue (já convivemos com o 1, 2 e 3), o risco de reação grave é maior.
 O sorotipo 4 representa um risco muito grande porque a população brasileira é 100% vulnerável a ele. Se ocorrer uma epidemia no país, o número de infectados e mortes provavelmente será muito maior do que das outras vezes, porque milhares de pessoas adoeceram com outros sorotipos e temos um índice de infestação alta do mosquito transmissor - diz o infectologista Edimilson Migowski, professor de infectologia pediátrica da UFRJ.
A doença com vírus 4 tem os mesmos sintomas da dengue causada por outros: dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, febre, dor atrás dos olhos, diarreia, vômito, entre outros sorotipos. O protocolo de tratamento também é o mesmo.
Saiba mais:
Aedes aegypti reaparece na Europa após 50 anos






Links patrocinados


Curso sobre Dengue


Curso Online com vídeos, tutor e certificado com selo de qualidade.


www.PortalEducacao.com.br/